quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os fatores que tornaram possível o surgimento da vida na terra. Somos sujeitos de sorte!

   


Acordamos, vamos para o trabalho, descansamos, aos finais de semana temos nossos momentos de lazer, e assim levamos a vida, com a maior naturalidade, como se nada tivesse acontecido, como se viver fosse óbvio. Mas o que realmente aconteceu? A vida é óbvia, isto é, tem que haver vida  necessariamente no universo? A investigação cientifica nos diz que somos muito mais sortudos do que pensamos.
   No post anterior, falamos sobre a vastidão do universo, que nossa estrela -  o sol  - é só uma dentre as bilhões que existem por aí e que nosso sistema planetário também não é o único. Mas, e quanto a vida, ela é corriqueira no universo, ou muito rara? Temos evidencias suficientes para acreditar que somos raros e que temos muita sorte de estarmos aqui.
   A verdade é que o universo é um lugar extremamente hostil, explosões de super novas, explosões de raios gama, buracos negros, são só alguns dos "monstros" que existem pelo espaço e podem aniquilar qualquer planeta numa fração de segundos, o universo é caótico, o meteorito que caiu na Russia na semana passada nos lembra o quanto somos vulneráveis a esse tipo de acidente cósmico. A vida na terra precisou de estabilidade para se desenvolver e se transformar nessa máquina biológica super complexa que somos hoje, essa relativa estabilidade se deve a uma série de condições favoráveis:
   1 - Nossa localização na Via Láctea é periférica, estamos numa área com relativa baixa densidade de estrelas, o que diminuí os ricos de alguma estrela muito grande explodir numa super nova ao nosso lado, o que certamente nos dizimaria em um instante, uma super nova é uma estrela com cerca de 10 masas solares que chega ao fim de sua vida e explode violentamente, evaporando tudo que está a uma certa distância.

   2 - A nossa estrela, o sol, é uma estrela relativamente "calma", algumas estrelas apresentam uma atividade solar muito maior, o que produz tempestades solares violentas, com grandes emissões de massa coronal, o que pode emitir uma radiação letal à qualquer forma de vida que esteja orbitando em volta dessa estrela.
   3 -  A terra tem um "escudo protetor", mais conhecido como campo magnético. O campo magnético nos protege dessas emissões de massa coronal emitidas pelo sol, a interação dessas partículas carregadas emitidas pelo sol, com o campo magnético terrestre, é o que gera os fenômenos conhecidos como aurora boreal e aurora austral. Sem o campo magnético, não estaríamos aqui. O campo magnético é produzido pelo ferro líquido em movimento no núcleo da terra.

   4 - A lua não serve só para inspirar os poetas e dar um toque romântico às noites dos casais, ela também é de extrema importância para a manutenção da vida na terra, sem ela, também não estaríamos aqui. Isso ocorre, pois, a lua é responsável pela estabilização do eixo terrestre através de sua atração gravitacional, sem a lua, o eixo variaria de uma maneira tão caótica, que as vezes um dos polos poderia estar virado para o sol, o que deixaria o clima maluco, num dia poderia estar 30 graus a baixo de zero e no outro 40 graus acima de zero, ou seja, um caos, sem chance de a vida complexa ter se desenvolvido num ambiente como esse e, consequentemente, você não estaria aqui. A hipótese mais aceita para explicar o surgimento da lua é o choque, há 4 bilhões de anos atrás, de um planeta do tamanho de marte com a terra, nesse choque, pedaços resultantes do impacto voaram para o espaço e passaram a orbitar a terra, com o decorrer do tempo esses pedaços foram se juntando para formar a lua. Os cientistas formularam essa hipótese baseados no estudo das rochas lunares, nesse estudo, constatou-se que a origem geológica da lua é a mesma que a da terra.
   5 - A terra apresenta uma atmosfera densa, sem ela, a vida também não poderia existir. Graças a essa atmosfera, a radiação solar é "filtrada", radiação essa que poderia ser letal para a vida. A atmosfera foi formada através da expulsão de gases feita pelos vulcões na terra primordial, a atração da gravidade terrestre foi suficiente para manter esses gases por aqui mesmo e formar a atmosfera, uma atmosfera radicalmente diferente da que existe hoje, naqueles tempos, ela era extremamente tóxica para organismos como o nosso, o motivo pelo qual ela nos é gentil hoje é a ação dos primeiros micro organismos terrestres que usavam esses elementos tóxicos como alimento e liberavam o oxigênio.
   6 - Um fator de extrema importância para o surgimento da vida, foi a existência de água líquida na superfície terrestre. A água líquida é um excelente solvente que permitiu as moléculas precursoras da vida entrarem em contato umas com as outras e darem inicio à reações químicas que formaram moléculas cada vez mais complexas. A água chegou na terra através de impactos de cometas com a mesma, os cometas são, nada mais nada menos, do que rochas cobertas por grande quantidade de gelo. Nos primórdios do sistema solar, o impacto da terra com esses cometas era corriqueiro, o que explica a grande quantidade de água que existe por aqui.
   7 -  A existência de água líquida na terra não se deve somente aos cometas, também se deve à distância que a terra se encontra do sol, se estivéssemos um pouco mais longe, toda a água congelaria, se estivéssemos um pouco mais perto, toda a água evaporaria. A terra fica no que os astrônomos chamam de zona habitável. A zona habitável é uma zona em volta do sol  que permite a existência de água no estado líquido e que as temperaturas são favoráveis ao surgimento da vida. No caso do nosso sistema solar, tanto a terra como marte se encontram na zona habitável, mas marte não possuí a série de características expostas anteriormente, por isso, provavelmente não exista vida por lá.


   8 - Na terra existem elementos que, até onde sabemos, são os únicos capazes de gerar vida, esses elementos são conhecidos pela sigla CHONPS(carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre), são os elementos que, essencialmente formam a vida tal como a conhecemos. 

    Esses são alguns dos fatores que contribuíram para o surgimento da vida na terra, mas a sua evolução e como ela chegou a seres complexos é uma outra história. Perceberam como é um golpe de sorte todos esses fatores estarem juntos num só lugar? Em um sistema solar ali do lado pode não haver nenhum planeta com essas condições, em outro do outro lado da galáxia também não, mas aqui no nosso, bingo! 
  Talvez existam muitos outros sistemas solares por aí que apresentam um planeta com todas essas condições, já achamos alguns poucos planetas com condições similares, mas tudo indica que o surgimento da vida não é tão comum assim e que a sua evolução gerando vida complexa deve ser mais raro ainda! Sem dúvida, somos sujeitos de sorte. Sobre a possibilidade da existência da vida noutros planetas e aonde os cientistas desconfiam que ela exista, será assunto para um dos próximos posts. Até lá!

Um comentário:

  1. Pensar nestas condições, estatísticas, hipóteses que não serão jamais comprovadas... Acho deveras cansativo. Então, penso em Deus e digo a mim mesma que estamos aqui porque sim. Bem assim, simplesmente. Assim como algo ou alguém precisou colocar a primeira partícula de poeira cósmica no universo para iniciá-lo. Ora, nada se cria e blá blá blá. E digo mais, não viemos da poeira. Era preciso vida, energia, movimento. Luz não surge da escuridão. Ah, a ciência é esplêndida! Mas tenho perguntas demais. E meias respostas não me valem.


    Adni

    ResponderExcluir