segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O que significa esta imagem?

   Esta imagem é conhecida com o nome de Hubble Ultra Deep Field(campo ultra profundo do hubble), em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble(1889 - 1953). Nesta imagem, há algo de extraordinário que pode mudar o modo como qualquer pessoa vê a si mesma e seus problemas, mas para que ela seja compreendida, é necessário saber de algumas coisas.
   Edwin Hubble foi um astrônomo estadunidense que, embora formado em direito, dedicou a maior parte de sua vida ao estudo da astrofísica e astronomia. Em 1923, Hubble fez uma descoberta assombrosa: A nossa galáxia, a Via Láctea, não era a única no universo. Alguns leitores podem não saber exatamente o que é uma galáxia, o que é muito comum. Uma galáxia é um conjunto de estrelas que, normalmente, orbitam em volta de um buraco negro super massivo, cada estrela é um sol, assim como o nosso, alguns maiores e mais quentes, outros menores e mais frios, o primeiro fato assustador desse post é: somente na nossa galáxia existem duzentos bilhões de sóis, em números é 200 000 000 000, um número tão enorme que não conseguimos entender seu real significado, nosso cérebro não evoluiu para lhe dar com números tão grandes. Se você pensou que em cada um desses sóis podem haver planetas orbitando, está certo. Na maioria desses sóis existem planetas orbitando-os. Agora, se você pensou que em cada um desses inúmeros planetas há a possibilidade de haver vida, também está certo, mas isso depende de algumas variáveis, o que será assunto do próximo post.
   Até meados de 1923 pensava-se que a nossa galáxia era a única no universo, hubble fez uma descoberta chocante, ainda mais pelo fato de que a primeira galáxia descoberta por ele, Andrômeda, ser muito maior do que a nossa Via Láctea, havendo nela outras bilhões de estrelas. Em 1990, a NASA lançou em órbita o telescópio espacial Hubble, com o objetivo de estudar o cosmo sem a interferência gerada pela atmosfera da terra. Durante anos o Hubble nos trouxe imagens fantásticas do universo, algumas dessas imagens podem ser vistas aqui, mas no período de 3 de setembro de 2003 a 16 de janeiro de 2004, o Hubble coletou uma série de dados que foram usados para formar a imagem conhecida como Hubble Ultra Deep Field, essa imagem compreende uma pequena porção do céu, cerca de um décimo da lua vista da terra, mas o que surgiu na tela mudou completamente a forma como nos enxergamos perante o cosmo. Nesta imagem, cada pontinho, cada pequeno borrão, é uma galáxia inteira. Sim, cada uma dessas galáxias contém bilhões de estrelas, só nessa imagem há cerca de 10.000 galáxias, mas o universo observável contém 600 bilhões de galáxias. Assombroso, não?
  Essa imagem nos faz refletir sobre nosso verdadeiro papel existencial, somos diminutos se comparados ao universo, para ele, tanto faz estarmos aqui ou não, ele nos é indiferente. Mas isso não é motivo para uma crise existencial, pelo contrário, é motivo para nos sentirmos deslumbrados com o fato de existirmos e termos a oportunidade de desfrutar da vida que, até onde sabemos, só existe por aqui, e apesar do fato de o universo ser tão imenso, aqui é a nossa única casa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário